bíblia

Alguns personagens pouco conhecidos da Bíblia: Jairo, Jedutum e Jeosafá

Quando perguntados, a maioria de nós pode citar provavelmente até dez personagens bíblicos que já ouvimos falar ou até estudamos ao longo dos anos. Até mesmo as crianças podem nomear até cinco, como Abraão, Noé, Moisés, Maria e até mesmo Jesus. Mas e aquelas pessoas que desempenham um papel vital na Bíblia sobre as quais você realmente nunca aprende muito? Estou tão feliz que você perguntou porque eu encontrei alguns que despertaram meu interesse e então eu pensei que eu iria compartilhar.

Embora Jairo só seja mencionado pelo nome duas vezes na Bíblia, um relato muito importante em sua vida é mencionado três vezes. Nesta história verdadeira, vemos Jairo como o homem que se aproximou de Jesus porque sua filha estava morta. Jesus seguiu Jairo até sua casa onde a filha jazia. Jesus permitiu que Pedro, Tiago, João e os pais da menina entrassem na casa com Ele. Quando viu a rapariga, disse-lhes que ela não estava morta, mas que estava a dormir. Eles riram-se dele porque sabiam que ela estava morta. Mesmo assim, Jesus disse a todos que saíssem de casa e pegou a menina pela mão. Imediatamente a menina ressuscitou e Jesus disse aos pais para a alimentarem. Ficaram estupefactos e Jesus disse-lhes que não falassem disto a ninguém.

Então, quando olhamos para Jairo, podemos dizer que embora ele tenha sido mencionado pouco, sua vida foi usada para demonstrar o poder de Jesus em um de Seus muitos milagres.

Jeduthun – Um músico

Eu não sei sobre você, mas eu nunca tive ninguém respondendo “Jeduthun” quando eu pedi que eles nomeassem alguns personagens da Bíblia. Ele é mencionado várias vezes na Bíblia e seu nome (como levita) realmente significa “lauder e louvor”. Ele era um dos três “capitães” ou mestres da música que Davi designou; os outros dois eram Asafe e Hemã. Isso significa que ele não era apenas um músico, mas também um diretor de coral, assim por falar. Algumas Bíblias realmente o nomeiam no topo de alguns dos Salmos. Um Salmo de David”. Em 2 Crônicas 35:15 vemos Jedutum listado como o “vidente do rei”, que é sinônimo de ser chamado de profeta. Ele também pode ter sido conhecido como Ethan. Salmos liderados por Jedutum incluem o Salmo 39, Salmo 62 e Salmo 77.

Assim como hoje, nos tempos bíblicos a música era uma parte importante da vida, e especialmente a adoração. Jeduthun foi nomeado como um líder da música e, em seguida, treinou sua família para continuar, para que a música pudesse continuar a ser uma parte proeminente da vida diária. Embora Jedutun não seja muito lembrado como um personagem central da Bíblia, seu legado continua.

Jehoshaphat – O Gravador de David

Ora, podeis ter ouvido falar do rei Jeosafá, mas este não é o mesmo homem que foi designado como cronista de Davi.

Eu me interessei pelo Jehoshaphat, o gravador porque eu realmente não sabia o que era um gravador. Eu presumi que ele era aquele que registrou (ou anotou) tudo o que o rei fez. Bem, eu estava errado! O gravador era mais do que isso. Ele era um oficial de alta patente sob o comando do rei. Também podemos chamar-lhe Chanceler ou analista. Jeosafá foi o primeiro registrador na corte de Davi, bem como na corte de Salomão. O gravador era o homem que trouxe assuntos importantes à atenção do rei. Como eu pesquisei o escritório do registrador eu aprendi que ele freqüentemente elaborou documentos para o rei a autorizar, bem como as coisas que os escribas reais iria finalizar. Era supervisor de todos os tratados e cuidava dos arquivos e registos nacionais. Ele era o que poderíamos chamar de historiador hoje – no entanto, ele escreveu a história!

Jeosafá, o Registrador, era um cara muito importante – seu conselho era de suma importância para o rei. E a sua protecção dos arquivos é uma questão de história. História verdadeira!

Joabe, filho de Zeruia, sobre o exército; Jeosafá, filho de Ailude, era cronista; Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram os sacerdotes; Seraías, o escrivão; Benaías, filho de Jeoiada, sobre os quereteus e os peleteus; e os filhos de Davi eram os chefes dos chefes.

Pensamentos Finais

Espero que tenhas aprendido alguma coisa com o meu estudo de Jairo, Jeduthun e Jeosafá. Experimente isto: da próxima vez que alguém lhe pedir para nomear um personagem bíblico. Diz-lhes que adoras música e que o teu director de coro preferido é o Jeduthun!